05/07/2012

Entrevista com Soruve (Interview with Soruve)


Entrevista com Soruve




No verão de 2009 entrevistei por mensagem pessoal no fórum RPG Maker VX a famosa artista Soruve, conhecida pelo seu trabalho com tilesets e chars disponibilizados no seu sítio pessoal e também nas demais comunidades makers.

Infelizmente esta entrevista nunca foi dada a conhecer ao público pois naquela altura eu não possuía os conhecimentos necessários para traduzir a entrevista para a língua portuguesa. Felizmente, isso mudou. Apesar de já terem passado 3 anos, a entrevista tem bastante qualidade e a Soruve (que se mostrou na altura uma pessoa bastante simpática e bem disposta) continua a ser uma artista de renome pelo universo do RPG Maker.

Sem mais lenga lenga, vamos à entrevista!

29 de Julho de 2009

FBU: Olá Soruve. Vamos começar a nossa entrevista falando sobre ti. Conta-nos lá, como é que é a Soruve da vida real?
Soruve: Bem, eu sou apenas uma estudante universitária tranquila que está a graduar-se em Artes Plásticas e que vive em Colorado, nos EUA. Gosto de desenhar (desenho muito) e quero conseguir uma carreira a partir desta atividade, embora ainda tenha bastante para aprender! Eu penso que é tudo o que posso dizer sobre mim. Eu sou apenas o tipo de pessoa que normalmente guarda tudo para si.

FBU: Muito bem, vamos mudar para outro assunto: RPG Maker. Então Soruve, conta-nos lá como foi que conhecestes esta ferramente que move multidões e como foi o teu primeiro contacto com ela.
Soruve: Soube pela primeira vez do RPG Maker (na altura foi o RM2k3) numa webcomic que costumava ler; a autora mencinou que estava a criar um jogo sobre a própria comic. Uns anos mais tarde, começei a pensar o quão divertido seria criar um RPG e então lembrei-me do programa da webcomic e deparei-me com o RPG Maker XP. Brinquei um pouco com ele e depressa encontrei-me afeiçoada à ferramenta e criei alguns jogos que nunca publiquei.
Então surgiu o VX e o resto é história.

 

FBU: Quais foram as tuas primeiras impresses acerca do programa?
Soruve: Eu achei o XP muito bom, apesar de não saber trabalhar bem com ele pois era bastante inexperiente na altura. A única coisa que me emocionou menos foi o sistema de batalha com vista de frente, pois estava à espera de um sistema de batalha lateral. Quando a EB anunciou o lançamento do RMVX, a minha primeira impressão não foi muito boa. Não gostei dos gráficos (exceto os das faces e dos battlers); Não gostei da forma retangular que tudo tinha. Naquele tempo, achei que iria ficar presa ao RMXP, mas quando o VX saiu em inglês, diverti-me muito com esta nova versão e comprei-a logo no mesmo dia.
Agora é o meu programa preferido (risos). J

FBU: Se tivesses a oportunidade de melhorar algo no RPG Maker, o que seria que escolhias?
SORUVE:
Eu definitivamente melhoraria a interface na qual os gráficos são tratados. Já aconteceu muitas vezes esbarrar contra um obstáculo por causa das limitações do programa. Uma vez que as artes visuais são a minha especialidade, é óbvio que não gosto de estar limitada no que faço. Estou bastante grata por haver códigos que conseguem superar estes limites. Se não existissem, não saberia o que fazer.

A limitação de tilesets do RPG Maker VX.


FBU: Soruve, provavelmente criastes alguns projetos testes no programa ou pelo menos, tiveste as tuas experiências com ele. Mas o que quero saber é isto: há algum projeto de RPG Maker em desenvolvimento?
SORUVE: Atualmente estou numa equipa que está a desenvolver um jogo chamado Lodestone2D, que teve agora um capítulo lançado. Tenho estado a trabalhar com eles (echorev e bulletxt) desde Outubro de 2008 e é a primeira equipa em que estou a gostar bastante de fazer parte. Quanto aos projetos a solo, não posso dizer que realmente existe um. Eu tenho algumas ideias a flutuar na minha cabeça, mas nenhuma delas tomou forma suficiente para começar um projeto.

 

FBU: O que achas das comunidas de RPG Maker nacionais e internacionais?
SORUVE: Eu acho que elas são fantásticas e um ótimo lugar para passar o tempo. Há tantas pessoas com tantas ideias e é um lugar excelente para receber feedback pelos trabalhos que crio. Eu adoro ver o que as pessoas estão a criar e as discussões que elas trazem para lá, ajudando-te a desenvolver as tuas próprias ideias e os teus jogos. As pessoas são fantásticas e são elas que tornam as comunidades interessantes. Há alguns membros que arruinam a experiência, mas felizmente há mais pessoas boas e generosas entre esses “estraga prazeres”. (Risos)


FBU: Como te sentes sendo uma pessoa importante dentro da comunidade maker? E como é o trabalho de um staffer de uma das melhores comunidades de RPG Maker VX do mundo?
SORUVE: Nunca pensei nisso dessa forma. Não posso dizer que me sinto importante, apenas sinto que faço parte da comunidade, contribuindo sempre que posso! Quanto à minha integração na staff, estou orgulhosa por fazer parte da equipa e isso ajudou-me a ser uma pessoa mais confiante, mais do que a pessoa que costumava ser.

FBU: Então e estás a seguir algum projeto? Tens algum favorito?
SORUVE: Eu costumava seguir vários projetos, mas agora muitos desapareceram com o tempo, infelizmente. Atualmente estou só a seguir alguns projetos, entre os quais: Master of Wind e Quintessence (com o Master of Wind sendo o meu favorito). Estou sempre à espreita pelos projetos dos membros Hima ou Avadan, uma vez que valem sempre a pena jogar.

FBU: Há alguém que admires? Algum ídolo que tenhas na comunidade maker?
SORUVE: Há muitas pessoas que admiro por várias razões! Admiro bastantes artistas da  comunidade, tais como Razvan Sedekiah, pela arte belíssima e pela sua energia; Antares pelas suas habilidades como spriter e artista, admiro bastante a sua ajuda com a comunidade, está sempre lá para responder aos pedidos dos membros. É uma pena que não a tenho visto muito nos fóruns ultimamente. Ainda há o Twin Matrix dos fóruns da HBGames, que completou um jogo com 90% a 100% com gráficos da sua autoria. Criar um jogo com gráficos 100% exclusivos é algo extremamente difícil de fazer, acreditem. Há muitas outras pessoas na comunidade que admire, mas decidi nomear algumas apenas.

FBU: O que gostas mais de fazer no RPG Maker?
SORUVE: Se existe algo que gosto de fazer, é criar gráficos! Encontro-me às vezes a passar mais tempo a criar gráficos para um jogo, do que propriamente a fazê-lo. Provavelmente é por isso que os meus jogos raramente chegam tão longe. (Risos).

FBU: E quai os teus objetivos no mundo maker? É ajudar a comunidade? Criar um jogo?
SORUVE: Não posso dizer que tenho um objetivo claro, pois apenas faço aquilo que gosto e que me dá gozo, ou seja, criar gráficos para a comunidade e ajudar sempre que me for possível.

FBU: O que achas do futuro do RPG Maker? O que podemos nós, makers, fazer para o melhorar?
SORUVE: Eu penso que o futuro do RM será brilhante, enquanto houverem pessoas a ajudarem-se umas às outras e a contribuirem com recursos gráficos e códigos para todos usarem. O que eu penso que poderia melhorar é a Enterbrain parar de pôr de lado características de outras versões quando criam outras engines. Não devia de ser assim, devia de sim haver um melhoramento!

FBU: O que te motivou para ajudares as pessoas e os seus jogos?
SORUVE: Eu queria partilhar os recursos que havia criado com pessoas que provavelmente teriam um melhor uso para eles do que eu. Pouco depois percebi que se queria seguir uma carreira em artes, teria de ganhar experiência com pedidos de outras pessoas, prazos (lançamentos da Resource Staff) e todo o tipo de coisas. Mas no fim, tudo o que me motivou foi apenas isto: desejo de partilhar.

FBU: Quando alguém utiliza os teus recursos, como te sentes? Concretizada pessoalmente?
SORUVE: Fico encantada!
É gratificante ver outras pessoas a usar os recursos que me deram tanto trabalho. Eu sou o tipo de pessoa que duvida das suas próprias artes, por isso fico sempre preocupada se a comunidade vai ou não utilizar os meus gráficos. Por isso, há uma grande dose de motivação e de contentamento quando todas essas dúvidas estão erradas. (Risos)

FBU: Já tiveste problemas com o teu trabalho? Já alguma vez foste vítima de plágio ou o teu trabalho foi roubado?
SORUVE: Até agora não tive tantos problemas nesse contexto. A maioria das pessoas nas várias comunidades parecem ser generosas com os créditos e respeitam sempre os criadores. Houve algumas situações menos felizes, em que alguns usuários partilhavam os gráficos e esqueciam-se de dar créditos, mas os outros usuários da comunidade resolveram as situações bastante bem. Na comunidade, vigiamos todos uns pelos outros.

FBU: O que define um bom RPG na tua opinião?
SORUVE: Se há algo que define é um bom grupo de personagens que são bem trabalhados. Até as mais simples histórias podem ser divertidas com bons personagens. Claro que uma boa história faz um bom RPG e dá ao jogador uma motivação para continuar a jogar, e também a atmosfera (humor, gráficos e música), que infelizmente são factores postos de lados em muitas produções, são outros pontos importantes que definifem um bom jogo e ajudam a melhorar a história. Mas se existe algo mais importante, que está incluido em qualquer tipo de jogo, é a possibilidade de nos divertirmos com o jogo. O que de bom pode haver num jogo se não há diversão a jogar?

FBU: Que mensagem gostarias de deixar aos leitores desta entrevista e aos teus fãs?
SORUVE: Eu gostaria de poder dizer algo perspicaz e por aí, mas penso que não tenho muito a dizer. Se alguém é um aspirante a artista, pratique todos os dias e lembre-se: não tem a ver com as ferramentas que se utiliza para criar arte, mas sim quem as usa. Não é preciso ter a última versão do Photoshop ou uma mesa electrónica para criar arte. Tudo o que é preciso é saber utilizar as ferramentas. Sabendo utilizá-las, podes criar coisas fantásticas com elas.


FBU: Uma última pergunta antes de jogarmos um jogo. Eu gostava de saber que visão tens da comunidade de língua portuguesa do RPG Maker. O que achas dos trabalhos dos makers portugueses e brasileiros? Alguma vez pudeste participar em algum fórum de RPG Maker português?
SORUVE: Parece-me uma ótima comunidade, mas infelizmente não sei ler português, por isso nunca participei em nenhuma. No entanto, às vezes pesquiso para ver que projetos estão a desenvolver e que recursos gráficos e sonoros os membros andam a criar!

FBU: E para terminar, Soruve, vamos a um jogo rápido de perguntas e respostas!

A jogar: Star Ocean II
Melhor jogo: Okami
Melhor programa: RPG Maker VX
Comando de Evento: Condição
Recurso Gráfico: Faceset
Melhor jogo de RM: Master of the Wind
Amas: Inspiração
Odeias: Argumentos
Adoras: Paz e Sossego
Não gostas: Perder coisas importantes.

FBU: E assim termina a entrevista. Agradeço bastante a disponibilidade da entrevistadora e desejo o maior sucesso na sua carreira como maker e como artista profissional!


ANEXO:

Perfil da entrevistada em RPG Maker VX.Net


Master of the Wind (Jogo)

Lodestone2D (Jogo)

Resource Staff Release (Tópico)

Realizada a 29 de Julho de 2009
Traduzida, revista e publicada a 5 de Julho de 2012


Conteúdo postado originalmente em O LAR DO DRAGÃO (rmvxace.blospot.com)
Esta entrevista não pode ser publicada em outro lugar sem aviso prévio.

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